quarta-feira, 3 de março de 2010

Sinopse nº 9 - Tempo Eléctrico




Consequentemente, o Sol tem padrões meteorológicos. E o mais distante planeta, Neptuno, tem os ventos mais violentos do sistema solar, ainda que receba muito pouca energia solar. As descargas do Espaço causam enormes “tornados do diabo” (dust devils) e tempestades planetárias de poeira. Também estão na causa da grande mancha vermelha de Júpiter e dos tão famosos anéis de Saturno. É por isso que em Vénus tem raios no seu ambiente nublado (como nuvens) e os picos das montanhas brilham como auroras boreais. Por isso, também, a Terra tem relâmpagos que alcançam o Espaço, na forma de “sprites vermelhos” ou “jactos azuis”, e porque avariam os satélites “rebentando fusíveis”.

Entretanto, ninguém está preparado para considerar o efeito, no sistema climático, da entrada de energia eléctrica do Espaço.

A imagem, à esquerda, é de um artista da NASA imaginando os raios em Vénus, durante a descida das sondas Pionieer. Vénus tem uma atmosfera densa e de espesso “nevoeiro” onde não se esperava que houvesse “trovoadas”, contudo, a superfície sofre de intensas “relâmpagos”. Isto contraria a noção popular sobre o que causa raios.